O cavaleiro Francisco Correia de Oliveira Zuzarte Cortesão, com 20 anos de idade, começou a montar a cavalo com 7 anos. A partir daí, o gosto pela equitação foi cada vez maior. Em 2017, iniciou a prática de Horseball, no escalão de Sub16, no Colégio Vasco da Gama Horseball Clube, tendo disputado, nesse ano, além do Campeonato Nacional, a Liga do Campeões, em Portugal. No seu último ano de participação neste escalão, a sua equipa sagrou-se campeã nacional, arrecadando a nível pessoal o prémio de melhor marcador nacional. E, ainda nesse ano, a sua equipa arrecadou o 4º lugar na Liga dos Campeões, na Bélgica.
Em 2019, iniciou-se no escalão de Sénior, onde continua a competir. Atualmente, disputa o campeonato nacional por uma das equipas do Clube de Horseball Quinta da Figueira.
Conta com várias internacionalizações por Portugal. É atleta da Seleção Nacional Portuguesa de Horseball, tendo-se verificado a sua participação, no escalão Sub16, no Campeonato da Europa 2017, em França, no Campeonato da Europa, 2018, em Inglaterra, e, no escalão Sub21, no Campeonato da Europa 2019, em Portugal, no Campeonato do Mundo 2022, em França, e este ano marcará presença no Campeonato da Europa, em Itália.
É um jogador trabalhador, competitivo, exigindo sempre muito de si próprio. Em cada jogo entrega-se de alma e coração, honrando a camisola que veste e sempre com o pensamento na vitoria.